Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Guia de Sobrevivência Básico e Rápido! (parte 1)


No começo do estudo, o estudante deseja saber logo de começo alguma coisa que ele possa usar na prática. Como aqui no Blog, eu estou tratando (no momento) mais da teoria, então eu resolvi postar algumas frases prontas e vocabulário básico pra quem quiser já ir falando alguma coisa, mesmo estando no começo do começo do básico ainda!  rsrs

Bom dia.  おはようございます。(O-hayou gozaimasu.)

Obrigado.  ありがとうございます。(Arigatou gozaimasu.)

Como está?  お元気ですか?(O-genki desu ka?)

Bem, obrigado/a  元気です、おかげさまで。(Genki desu, okagesama de.)

Qual é o seu nome?  お名前は何ですか?(O-namae wa nan desu ka?)

(O) meu nome é ______ .  私は_____です。(Watashi wa _____ desu.)

Muito prazer em conhecê-lo/la.  はじめまして。(Hajimemashite.)

Por favor.  お願いします。(O-negai shimasu.)

De nada.  どういたしまして。(Dou itashimashite.)

Sim.  はい。(Hai)

Não.  いいえ。(Iie.)

Com licença  すみません。(Sumimasen.)

Desculpe-me.  すみません。(Sumimasen.)

Desculpe.  ごめんね。(Gomen ne.)

Perdão.  ごめんなさい。(Gomen nasai.)

Adeus. (formal)  さようなら。(Sayounara.)

Tchau. (informal)  バイバイ。(Bai bai.)

Até logo.  またね。(Mata ne.)

Não falo [bem] japonês. 日本語が(あまり)出来ません。(Nihongo ga [amari] dekimasen.)

Fala português?  ポルトガル語が話せますか?(Porutogaru-go ga hanasemasu ka?)

Há aqui alguém que fale português?  ポルトガル語の話せる人がいますか?(Porutogaru-go no hanaseru hito ga imasu ka?)

Socorro!  助けて!(Tasukete!)

Bom dia.  おはようございます。(O-hayou gozaimasu.)

Boa tarde.  こんにちは。(Konnichi wa.)

Boa noite.  こんばんは。(Konban wa.)

Boa noite. (ao se despedir) お休みなさい (O-yasumi nasai.)

Não entendo.  分かりません。(Wakarimasen.)

Onde é o banheiro?  トイレはどこですか?(Toire wa doko desu ka?)

Poderia vir aqui um pouco?  ちょっといい(choto-ii)

Deixa-me em paz!  一人にさせろ!(Hitori ni sasero!)

Não toque!  触らないで下さい!(Sawaranai de kudasai!)

Eu chamo a polícia.  警察に電話をかけるよ。(Keisatsu ni denwa o kakeru yo.)

Ladrão!  泥棒!(Dorobou!)

Preciso da sua ajuda.  助けが必要です。(Tasuke ga hitsuyou desu.)

É uma emergência.  緊急です。(Kinkyuu desu.)

Estou perdido.(criança falando)  迷子になってしまったんです。(Maigo ni natte shimattan desu.)

Estou perdido.. 道に迷っているです (Michi ni mayotte irun desu)

Perdi a minha mala [bolsa].  荷物[かばん]をなくしてしまいました。(Nimotsu [kaban] o naku shite shimaimashita.)

Perdi a minha carteira.  財布をなくしてしまいました。(Saifu o naku shite shimaimashita.)

Estou doente.  具合が悪いんです。(Guai ga waruin desu.)

Estou ferido.  怪我しました。(Kega shimashita.)

Preciso de um médico.  医者を呼んで下さい。(Isha o yonde kudasai.)

Posso usar o seu telefone?  電話を借りてもいいですか?(Denwa o karite mo ii desu ka?) 


Depois eu ponho mais!

Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário