Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Motivação e algumas dicas! :)

Hoje eu gostaria de postar algumas dicas e observações para vocês usarem nos estudos de japonês.

Se você começou a estudar agora, deve ter notado que quase tudo parece confuso e nada faz sentido na língua japonesa. Não se preocupe, é assim mesmo!  Rsrs  :)

A língua japonesa é um dos idiomas mais dificeis que há e é natural sentir muita dificuldade logo no começo. Está certo que o método de estudo pode influenciar muito no desenvolvimento fazendo com que uma pessoa aprenda mais rápido ou mais devagar, há aspectos da línguagem que são mais complexos e exigem mais esforço e tempo para se ter um progresso mais visível.

Durante um tempo eu achei que inglês era muito difícil de aprender, então um dia eu resolvi aprender japonês e percebi que inglês era muito fácil, era apenas uma questão de tempo. Quando eu comecei a estudar japonês, eu coloquei na mente que japonês era tão difícil que eu acabei me esforçando muito para aprender até mesmo as coisas mais básicas.

Graças à Deus eu tenho uma boa memória, mas mesmo assim eu revisava tudo várias e várias vezes porque eu tinha medo de esquecer, essa atitude de revisar muitas vezes fez o meu aprendizado se desenvolver lentamente, mas em compensação eu alcancei uma grande profundidade em aspectos até mesmo básicos. Tudo depende do que você quer extrair do idioma, como eu queria aprender o máximo possível sobre tudo, então eu me dediquei (e me dedico ainda hoje) à tudo quanto eu pude (levando em consideração que eu nunca fiz aula).

Tem gente que diz: ah.... eu quero aprender só para assistir anime mesmo!
Haha......  sério?! Só anime só!.....   rsrs (isso é o que me vem à mente)

Quando vocês estiverem assistindo anime e entendo tudo, eu acho que vocês terão alcançado uma fluência muito grande, porque no anime você vai encontrar linguagem polida, linguagem coloquial, gírias, palavras ofensivas, dialetos, linguagem jovem, linguagem arcaica, erros gramáticas propositais e uma infinidade de coisas que até mesmo os japoneses não entendem.

Então se a sua motivação é assistir anime, você corre um grande risco de desistir durante a sua jornada rumo à fluência.

Eu gosto de anime, mas eu gosto muito mais do idioma em sí. Desta forma todo aprendizado é bem vindo e toda dificuldade é uma oportunidade. Você precisa ter metas humildes: primeiro tente dominar a gramática, depois tente aprender umas 2000 palavras, em seguida tente alcançar o nível intermediário e pouco à pouco vá aumentando a dificuldade das metas.

Hoje eu entendo coisas básicas que no começo eu não entendia, hoje eu sei mais do que eu sabia semana passada, você tem que se esforçar sem forçar a sua capacidade. Todos nós temos facilidade e dificuldade em algum aspecto, eu já vi pessoas dizendo que aprenderam todos os kanjis em menos de duas semanas, tem gente que leva mais tempo, eu provavelmente vou levar uns dois anos pra ver tudo, no Japão os kanjis levam vários anos escolares para serem ensinados. A demora é normal, o tempo necessário para aprender alguma coisa varia de pessoa para pessoa, o aprendizado leva tempo.

Então, queira aprender pelo simples fato de ser uma coisa legal e que você gosta.... a satisfação naquilo que você faz te ajuda a superar as barreiras que aparecem no caminho.

Quando eu era criança, minha mâe me ensinou que eu tinha que me esforçar, ela dizia: Papai do céu ajuda quem se esforça!

Eu acreditei e acredito até hoje. É com a ajuda de Deus que eu tenho me esforçado muito para conseguir as coisas e eu desejo que vocês também consigam! :)


Então, algumas dicas para vocês usarem nos estudos:

       ·         Tenha calma, japonês é difícil!

       ·         Tenha metas simples!

       ·         Reveja suas metas sempre que você alcançar alguma delas!

       ·         Não force o aprendizado, apenas se esforce!

       ·         Kanji é importante, vocabulário é muito mais (ninguém fala em kanji).

       ·         Domine a gramática, é fácil mas totalmente diferente.

       ·         Leia, leia muito! (comece com textos infantís)

       ·         Ouça, ouça muito, qualquer coisa no idioma serve (de preferência coisas que você já sabe, procure textos com áudio, Nihongo-Juku é um bom site para isso).

       ·         Use o Anki, é um ótimo programa de memorização.

       ·         Se possível, faça aulas com algum professor.

       ·         Traduza tudo o que você ver (e jogue as palavras para o anki, para revisar lá).

       ·         Escreva à mão as coisas que você aprende (ajuda a memorizar).

       ·         Procure ter mais de uma fonte de estudo. (fontes variadas ajudam a ter uma idéia mais ampliada daquilo que você aprende, o blog Japonês Dake tem muito material para download)

       ·         Escreva textos, mesmo sendo simples! (Lang-8 é um bom site para isso, seus textos podem ser corrigidos lá, gratuitamente)

       ·         Acompanhe o meu blog! Rsrs

       ·         Não desista! O arrependimento de não ter tentando é pior que a dificuldade que você vai enfrentar!


Bem, hoje eu quis apenas motivar vocês e de certa forma me motivar também, porque eu também tenho dificuldades e as vezes bate um desânimo muito forte, mas desanimar é algo normal.... só não podemos desistir!  :)


Deus abençoe a todos!



Um abraço.

2 comentários:

  1. massa, kra, tbm penso assim!
    por enqt, japonês pra mim eh só pra anime msm (pra q + eu usaria?), mas sonho em viajar pro Japão, pra conhecer esse "outro mundo" xD (e talvez morar lá)
    eh massa tbm qd o kra começa a corrigir as traduções dos fansubs kkkkk (mesmo q raramente)
    ei marcos, tu jah consegue se comunicar com algm q só fala japonês?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tudo bem, Wils?!
      Fico feliz que você tenha gostado da postagem cara..... é isso ae, continue em frente.

      Bem, eu converso de vez em quando com alguns japoneses, mas por enquanto só por textos mesmo.... eu ainda não consigo identificar todos os sons só na audição não..... então conversar no "boca à boca" ainda está difícil...... eu to naquela fase do idioma que você consegue ler e escrever, mas para falar e ouvir ainda tem que praticar muito.... rsrs
      Mas um dia, se Deus quiser, a gente vai estar falando fluentemente.... é uma questão de tempo e prática.

      Valeu pela visita e pelo comentário..... qualquer dúvida ou sugestão é só falar!

      Um abraço!

      Excluir